Histórico

Essa página tem o intuito de resgatar a história da Executiva Naciona de Estudantes (ENEFi) de Fisioterapia e do Movimento de Fisioterapia (MEFisio). Com o passar dos anos, alguns documentos e pessoas se perderam no passado e foram esquecidos e somente com a sua re-construção coletiva é que poderemos resgatar essa história.


Período Pré-ENEFi

ENUR
Nas décadas de 70 e 80 o Movimento Estudantil (ME) de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Ortóptica se organizavam em torno do Encontro Nacional dos Universitários de Reabilitação (ENUR).

Esses encontros eram realizados pelos Núcleos de Estudos (NEs) ou Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) desses cursos (a diferença dos nomes é que  durante a ditadura os Centros e Diretórios Acadêmicos foram fechados e alguns reabriram com outros nomes). Os CAs, DAs ou NEs se candidatavam para ser a sede do próximo encontro na plenária de encerramento, justificava-se a candidatura e acontecia a votação.

O financiamento era do esforço pessoal de cada sede. Representantes de todos os cursos se reuniam seis meses antes do evento para definir as pautas do ENUR. De um mês a quinze dias antes, os chefes de cada delegação (já que nem todos cursos tinham CAs) reuniam-se nas sedes para trabalhar na organização do evento. O trabalho estava na organização dos espaços de discussão e seu modo operante, confecção de crachás, pastas, instalação de chuveiros, transporte de colchonetes, arrumação de RUs, etc.

A média de participação era entre 1.000 e 1.500 estudantes de todo o Brasil, um sucesso para a época em decorrência da tecnologia disponível e dos acessos e estadias.

Os assuntos mais importantes nesta época eram: 1980 (O projeto Julianeli, como o projeto do Ato Médico de hoje em dia); 1981 (ano internacional do/da deficiente físico e a publicidade de nossas profissões); 1982 (ampliação dos cursos de 3 para 4 anos obrigatórios); 1983 (as disciplinas obrigatórias dos cursos e o tempo mínimo de quatro anos).

Em 1984 o encontro passou a se chamar Encontro Nacional dos Universitários de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Ortóptica.

O encontro de 1985 foi o último envento denominado ENUR. À partir de então, com a diversificação das profissões e as necessidades específicas destas, houve a necessidade de encontros em separado.


ENEEFISIO
Após um período de inatividade, o Movimento Estudantil de Fisioterapia (MEFisio) voltou a se rearticular e começou a realizar os Encontros Nordestinos de Estudantes de Fisioterapia (ENEEFISIO). O primeiro deles aconteceu em 1995 em João Pessoa na Paraíba e nesse evento foi criada a União Nordestina de Fisioterapia (UNEEFISIO).


UAFB
No ano de 2000 iniciou-se uma articulação virtual de estudantes de Fisioterapia, a União dos Acadêmicos de Fisioterapia do Brasil. Essa articulação durou somente até 2002.


Ano de 2002

I ENAFISIO
Conforme o MEFisio nordestino de organizava, este começou a perceber a necessidade da criação de uma articulação nacional. Foi então que no ano de 2002 foi realizado o VIII ENEEFISIO juntamente com o I Encontro Nacional dos Acadêmicos de Fisioterapia (ENAFISIO) em João Pessoa - PB. Nesse encontro foi fundada a ENEFi.


Ano de 2003

II ENAFISIO
Nesse ano ocorreu o IX ENEEFISIO e novamente o Encontro Nacional, em sua segunda edição, simultaneamente em Salvador - BA. Nesse encontro surgiu a necessidade de separar o Encontro Nacional do Encontro Nordestino, para que as outras regiões do país pudessem participar mais facilmente. Foi então criado o Congresso Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (CONEFISIO), cuja primeira edição aconteceria em Goiânia - GO. O Encontro Nacional seguinte seria em Belém - PA, fazendo com que mais duas regiões brasileiras fossem contempladas.


Ano de 2004

I CONEFISIO
Por uma dificuldade da organização do evento, o I CONEFISIO (Goiânia), que deveria ser realizado em janeiro de 2004, teve que ser adiado e foi então realizado entre 9 e 13 de julho desse mesmo ano. O eixo temático do envento foi "Fisioterapia em ação: Saúde, Cidadania e Educação."


Aprender SUS
O Aprender SUS, além de ser uma política interessante para a formação dos trabalhadores de saúde, foi um momento importante de articulação dentro da ENEFi e com as outras executivas de saúde. O evento aconteceu em dois momentos em Brasília.


VER-SUS
Nas localidades, a ENEFi ajudou a construir a Vivência de Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), outro projeto que ajudou muito na articulação das executivas de saúde.


Ano de 2005

III ENAFISIO
O III ENAFISIO (Belém) foi um evento bem pequeno, com menos de duzentas pessoas. Isso pela dificuldade de se chegar à região. Muitos militantes da ENEFi não puderam participar do evento, e a nova diretoria da entidade foi formada por apenas 7 pessoas: André Rocha, Ápio, Karia, Laura (todos de Belém), André Cruz (Florianópolis), Ricky e Leonardo (os dois últimos de São Paulo).


CEB São Paulo
Um Conselho de Entidades estudantis de Base (CEB) foi realizado em São Paulo. Nas pautas, a organização do CONEFISIO - BH e o projeto VER-SUS.


II CONEFISIO
O II CONEFISIO, em Belo Horizonte (MG) foi um marco para muitos militantes da ENEFi. Com estudantes de todas a regiões e estados em que a ENEFi ainda não tinha contato. Nesse evento mais pessoas se incorporaram à diretoria da ENEFi.


Ano de 2006

IV ENAFISIO
O |IV Encontro Nacional em Florianópoliz trouxe novidades e fortaleceu temas que já vinham sendo discutidos dentro da Executiva.

No alojamento aconteceram vivências de Biodança que foram experiências muito boas para entrarmos mais em contato com o nosso corpo e trocarmos energia uns com os outros.

Foi realizado um Ato Público diferente do que já tínhamos realizado. A idéia é que fosse um ato pedagógico e não apenas uma manifestação tradicional. Como preparação do ato, foi realizada uma discussão para que todos os estudantes soubessem da razão do ato e não fossem apenas massa de manobra. Durante o ato, que foi realizado no centro de Florianópolis, além das palavras de ordem no microfone, os estudantes faziam o contato corpo a corpo com a população local, distribuindo folhetos sobre o Controle Social no SUS e explicando sobre esse direito e como a população poderia participar.

Foi um encontro importante também pra formularmos um modelo de encontro que tenha mais a ver com os nossos ideais e que será testado no CONEFISIO em Santa Maria e no ENAFISIO em Ipatinga.


III CONEFISIO
A terceira edição do Congresso Nacional foi realizada na cidade de Santa Maria (RS) entre os dias 9 e 13 de outubro de 2006. O eixo temático deste evento foi "Formar o profissional, transformando a realidade: em busca de uma Fisioterapia integral".


Ano de 2007

V ENAFISIO
A V edição do Encontro Nacional ocorreu no Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga), em Minas Gerais, de 15 a 20 de janeiro. A programação foi composta por palestras, mesas redondas, conselhos de entidades de base, mini-cursos, oficinas e grupos temáticos. O evento contou também com momentos culturais, tarde esportiva e programação noturna bem movimentada.


O repasse histórico a partir deste ponto ainda está em construção...


2 comentários:

  1. O que aconteceu nos últimos seis anos?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse histórico!! Fui responsável por trazer o II CONEFISIO para Belo Horizonte em 2005. Parabéns a ENEFI

    ResponderExcluir