Espaços



Sistema de Brigadas: Todos os espaços presenciais construídos pela ENEFi, citados abaixo, possuem a sua organização em forma de brigadas, como uma maneira de estimular a contribuição de todos/as estudantes na dinâmica e concretização do encontro, entendendo a importância e essência do trabalho coletivo nos processos de organização. Dessa forma, os/as estudantes serão divididos em grupos nos quais a cada dia, um grupo será responsável por uma tarefa organizativa do encontro, como o acordar (alvorada), o organizar a alimentação, etc.


Encontro Nacional dos Estudantes de Fisioterapia (ENAFISIO):
Constitui-se como um dos instrumentos da ENEFi para aproximar os/as estudantes de Fisioterapia de todo o país com vistas a dialogar sobre assuntos de caráter sócio-político-científico-cultural em que a Fisioterapia se insere enquanto profissão da área da saúde que tem um papel social. A programação dos encontros é diversificada tanto em relação aos temas: saúde, educação, mundo do trabalho, etc.; quanto aos espaços: Mesa de Discussão1, Núcleo de Base (NB)2, Apresentação de Trabalhos3, Grupo Temático de Trabalho (GTT)4, Grupo de Estudo (GE)5, Conselho de Entidade de Base (CEB)6 Nacional e Regional, Oficina7, Núcleo de Vivência (NV)8 e Ato Público9, além de momentos místicos10, festivos10 e apresentações culturais10. Porém a ocorrência ou não de cada um desses espaços depende da dinâmica escolhida para cada encontro. O ENAFISIO ocorre anualmente, no meio do ano, e tem duração média de 7 dias. No último espaço do encontro (Plenária Final) são discutidos e aprovados os encaminhamentos do encontro, elege-se a coordenação nacional da ENEFi e decidi-se a sede do próximo encontro.


Encontro Regional de Estudantes de Fisioterapia (EREFISIO):
Apresenta o mesmo caráter do ENAFISIO e possui uma dinâmica muito parecida. Porém este, como o próprio nome já diz, busca aproximar os/as estudantes a nível regional. Atualmente são realizados encontros regionais no nordeste e sudeste, porém, existe a possibilidade de se articular um encontro regional sul-sudeste. Os encontros regionais, apesar de possuírem a mesma temática do nacional a cada ano, não devem ser vistos como auto-suficientes. Pois na verdade a intenção é que as discussões iniciadas nos encontros regionais sejam aprofundadas no nacional, com vistas a unificar nacionalmente algumas lutas importantes para o MEFisio. O EREFISIO ocorre anualmente, geralmente no início do ano, e tem duração média de 7 dias, em local definido pela plenária final do último encontro.


Conselho Nacional de Estudantes de Fisioterapia (CONEFi):
É um espaço de formação, deliberação e avaliação do MEFisio a nível nacional. Dessa forma, alguns de seus objetivos seriam: a construção do próximo ENAFISIO, bem como a avaliação e prestação de contas do ENAFISIO anterior. Caso, por alguma eventualidade, não ocorra empossamento da gestão da ENEFi, o CONEFi tem ainda como papel a formação de uma comissão gestora. O CONEFi se conforma em espaços de diálogo com dinâmicas e recursos diversos, além de momentos místicos, integrativos e festivos. O CONEFi ocorre em uma freqüência de duas vezes ao ano e tem duração média de 4 dias.


Conselho Regional de Estudantes de Fisioterapia (COREFi):
É um espaço de formação, deliberação e avaliação do MEFisio a nível regional. Dessa forma, alguns de seus objetivos seriam: a construção do próximo EREFISIO, bem como a avaliação e prestação de contas do EREFISIO anterior. O COREFi também se conforma em espaços de diálogo com dinâmicas e recursos diversos, além de momentos místicos, integrativos e festivos. Sua freqüência, assim como a do CONEFi, é de duas vezes ao ano com duração média de 4 dias.


Reunião Virtual:
É considerada a última instância deliberativa da ENEFi. É convocada pela Coordenação Nacional da entidade, via lista de e-mail, com 48 horas de antecedência. Para que ela seja legítima deve apresentar quórum mínimo de 2 membros da comissão nacional, que não contam como representação de entidade, e 3 representações de entidades. A relatoria da reunião é enviada para a lista virtual da ENEFi em no máximo 3 dias após a sua ocorrência. As reuniões virtuais, salvo eventualidades, ocorrem semanalmente via MSN, e duram em torno de 4 horas.


1. Espaço em que se discutem teoricamente alguns assuntos relevantes relacionados à temática do encontro. Configura-se em falas de algumas representações (facilitadores/as externos/as e um/a militante da ENEFi) que possuem um acúmulo anterior teórico e/ou vivencial acerca do assunto em questão e que irão estimular o início das discussões a serem feitas pelos/as estudantes durante o encontro.

2. Os/as participantes são divididos/as em pequenos grupos, após a mesa de discussão, em espaços mediados por militantes da Executiva, para que seja fomentada a discussão acerca das pautas da ENEFi e sejam levantadas propostas a serem encaminhadas para a plenária final.

3. Espaço onde são possibilitadas as apresentações de trabalhos acadêmicos pelos/as participantes do encontro. Discussões acerca da produção científica dos/as estudantes e profissionais das mais variadas áreas também estão em pauta neste espaço.

4. O espaço é composto por apresentações de trabalhos, seguido de discussões e dinâmicas propostas pelo/a ministrante do espaço. Essas apresentações estarão, obviamente, vinculadas com os temas do GTT. O objetivo deste espaço é aprofundar a reflexão sobre diferentes temáticas, possibilitando a troca de experiências entre estudantes e palestrantes, além da construção e sistematização da discussão dentro de cada grupo, que servirá de base para as reflexões e ações do MEFisio.

5. Este grupo tem o papel de aprofundar coletivamente o conhecimento sobre temas de discussão do MEFisio para formular políticas de atuação da ENEFi.

6. Importante espaço de troca entre estudantes, nos quais são discutidas e decididas atuações relacionadas aos problemas encontrados pelos/as estudantes em suas instituições de ensino superior. Configura-se como um espaço de formação, deliberação e avaliação do MEFisio que ocorre durante o encontro.

7. Espaço organizado em forma de apresentações e/ou práxis envolvendo diversas áreas, desde arte até pesquisa científica, com o intuito de permitir, ao final do espaço, que os participantes saibam (re)passar o conhecimento ali construído.

8. É o espaço no qual os/as estudantes vivenciarão diretamente a realidade social anteriormente discutida nos espaços teóricos problematizadores do encontro. É realizado em alguma comunidade local previamente articulada pela comissão organizadora do encontro. Faz-se importante a partir do momento em que os/as estudantes poderão compreender a partir da vivência prática alguns processos das comunidades a fim de enxergarem o seu papel enquanto agentes de transformação social.

9. É o espaço onde os/as estudantes irão intervir diretamente na sociedade a partir da prévia conscientização/teorização feita nas discussões (práxis), defendendo propostas (bandeiras de luta) da militância do MEFisio. É, portanto, um espaço de sensibilização e mobilização da sociedade para reivindicar por mudanças sociais que garantam uma sociedade justa e igualitária.

10. São os momentos em que os/as estudantes terão maiores oportunidades de estarem se conhecendo melhor, a partir de espaços que afloram a sensibilidade e a integração humana, além de proporem a reapropriação de valores da cultura popular. Para tal, esses momentos têm uma dinâmica variada, desde apresentações de grupos artísticos a expressões e intervenções feitas por qualquer estudante participante do encontro, utilizando-se das mais diversas linguagens, seja por meio de música, vídeo, dança, teatro, poesia, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário